Você conhece o mais completo site brasileiro especializado em "causa mortis" de personalidades famosas e históricas? www.MORTENAHISTORIA.blogspot.com

A MÚMIA DE TUTMÉS III

A MÚMIA DE TUTMÉS III 

Tutmés III ou Tutmósis III (sendo esta última forma a versão helenizada do seu nome) foi o sexto faraó da XVIII dinastia egípcia, da época do Império Novo. O seu prenome ou nome de coroação foi Menkheperré o que significa "Estável é a manifestação de Ré". 

Teoricamente, governou durante mais de cinquenta anos, mas deve-se enquadrar neste período os vinte e dois anos de reinado da sua tia e madrasta Hatchepsut (esposa do seu pai Tutmés II), que assumiu o trono durante a sua menoridade. 

Tutmés mandou construir o seu templo funerário em Deir el-Bahari, entre os templos de Mentuhotep II e de Hatchepsut. O templo, descoberto em 1962, não possui a grandiosidade do templo da madrasta. 

A sua múmia foi encontrada em 1889 num estado danificado no "esconderijo" de Deir el-Bahari, para onde tinha sido transladada pelos sacerdotes da XXI dinastia, que pretendiam proporcionar-lhe uma maior segurança e consequentemente garantir a vida eterna do faraó.

FONTE: www.natgeocreative.com / www.wikipedia.com

Nenhum comentário: